Dúvidas frequentes

Evite ficar em pé muito tempo e parado.

Manter um peso saudável.

Praticar exercícios físicos.

Podem acabar se tornando um problema maior para a saúde e estética.
É uma doença familiar , ou seja existe uma predisposição genética, que alguns fatores funcionam como gatilho.

a) Sexo feminino, para cada 8 mulheres somente um homem tem varizes.

b) Gravidez as mulheres multíparas tem um quadro varicoso mais intenso que as nuliparas (que não tem filhos).

c) Ficar na posição de pé parado por tempo prolongado é um fator gatilho e de agravamento muito importante. Pois o movimento de caminhar força o sangue de volta ao coração.

d) Obesidade: fator de agravamento de varizes existentes e causa frequente de dores nas pernas que se confundem muito com a dor de varizes .Existe uma controvérsia se somente a obesidade é um fator desencadeante.

O salto exagerado pode ser um desencadeador, de varizes pois não permite a flexão do pé que causa o bombeamento do sangue pela panturrilha de volta para o coração . O melhor salto a ser usado é o salto 4, que permite um andar elegante e não força a posição do pé.
A resposta é não , ao contrário é um fator de alivio da perna mesmo com varizes importantes. O bombeamento continuo de uma panturrilha possante é fator que baixa a pressão venosa da perna trazendo grande alivio .
Sim podem evoluir ,mas é um fato raro hoje em dia quando o acesso a um cirurgião vascular ficou mais fácil.
De modo geral podemos dizer que não , mas as tromboses são mais frequentes em quem tem varizes. Nos pacientes que tiveram trombose nas pernas
a frequência de feridas varicosas aumenta , pois elas não conseguem o retorno venoso adequado.

As varizes que ocorrem após uma trombose, são chamadas varizes secundárias e o tratamento dela é feito com meias elásticas.

A origem deles é genética , porém podem ter alguns fatores desencadeantes:

– Varizes de membros inferiores podem causar vasinhos
– Terapeutica hormonal tipo pílula por exemplo ou reposição hormonal .
– Medicamentos contendo corticosteroides.
– Gravidez

Alguns tipos de trauma .uma contusão. Por exemplo ,após uma forte bolada, podem aparecer
vasinhos naquele local .

É a obstrução de uma veia importante.

As causas mais frequentes são : cirurgias , malignidade ,doenças cardíacas, repousos prolongados, idade avançada , e uma doença familiar chamada “trombofilia familiar”.

Recentemente foi descrita uma frequência de tromboses em pacientes que fazem voos prolongados em classe econômica , ou seja em local apertado , e foi chamado de “síndrome das classes econômicas “ .

Envie sua dúvida

Nome completo*