Varizes e cirurgia estão intimamente ligados no ideário dos pacientes como fatores causa e consequência. Geralmente, a experiência familiar ou de conversas com os amigos sobre o tema os levam aos especialistas já com uma data provável para a cirurgia.

Com o avanço das novas abordagens sobre o tratamento de varizes, especialmente com a expansão do uso da espuma densa, a maioria dos casos pode ser resolvida em consultório. Já escrevi sobre o resultado a longo prazo. Foi provado que espuma densa, cirurgia clássica, cirurgia a laser e cirurgia com radiofrequência têm, a longo prazo, o mesmo resultado nos quesitos durabilidade e insucessos.

Diante disso, o uso de espuma densa, que não necessita de internação ou equipamentos dispendiosos, traz um avanço considerável quanto a custos, para resolver um problema tão frequente como varizes. Não somente de custos, mas também em relação ao estresse que causa uma internação cirúrgica hospitalar.

O tratamento é feito no consultório, em sessões. Em cada uma aborda-se um segmento de varizes a ser tratado. O que difere uma sessão da outra é a concentração do medicamento empregado, no caso o polidocanol, conforme o diâmetro dos vasos.

Como inconveniente, temos as sessões sucessivas necessárias para tratar os diversos segmentos, mas a não necessidade de repouso nem de afastamento do trabalho são benefícios a serem considerados. Como foi mencionado acima, caso o paciente vá ter dificuldades em fazer retornos para as sessões de espuma densa, o uso de outra solução que resolva tudo de uma só vez se impõe.

Uma vantagem importante da espuma densa é que ela pode se compor com qualquer das técnicas já mencionadas no caso de uma recidiva, e tudo feito em consultório. Sabe-se que em torno de 30% dos pacientes necessita de nova intervenção a médio ou longo prazo, e se isso puder ser feito com apenas uma visita ao especialista, o conforto é muito grande. Muitas vezes, o fato de ter de enfrentar nova cirurgia desanima o paciente a se tratar, o que não ocorre com o uso da espuma densa.

Posso dizer que não é uma técnica melhor que as outras, mas mais rápida.